A Casa de Ogum tem como uma de suas missões principais a formação e desenvolvimento de médiuns. Nossa abordagem é um pouco diferente de outros Centros de Umbanda, pois consideramos a incorporação de entidades espirituais apenas umas das formas de se trabalhar a mediunidade.

Cenário Tradicional em Centros de Umbanda

Tradicionalmente os Centros de Umbanda separam as entidades espirituais em apenas duas categorias: entidades trabalhadoras, de luz, ou outro termo na mesma linha, que tanto pode ser para guias de esquerda como direita e do outro lado do expectoro há os obsessores, encostos, seres da escuridão, etc., que consciente ou inconsciente fazem o mal.

A Casa de Ogum tem uma visão mais crítica, pois mesmo as entidades do bem, em última análise são apenas humanos desencarnados, por isso ainda que tenham capacidades mediúnicas potencializadas, por não estarem mais limitados ao corpo material, suas capacidades intelectuais e culturais serão, no geral, comparáveis aquelas apresentadas em suas últimas encarnações, por isso questões doutrinárias explanadas por estas Entidades, nas sessões, não devem ser aceitas incondicionalmente, mas sim analisadas de forma crítica no contexto do corpo doutrinário seguido pelo Centro.

O Centro, para questões de maior envergadura, prefere consultar diretamente Òrìṣà, através de algum meio divinatório, como o jogo de Búzios, em vez de buscar aconselhamento com as entidades incorporadas, pois ainda que a entidade esteja imbuída de boa vontade, as mesmas podem estar equivocadas e mesmo que não estejam, a incorporações quase sempre passa pelo filtro intelectual do médium, pois as incorporações inconscientes são extremamente raras.

Treinamentos da Casa de Ogum

Para aqueles que estão se iniciando, faz-se uma verificação, consultando búzios, para qual linha de trabalho possa vir a ter melhor propensão. Cada linha tem um desenvolvimento distinto. Abaixo as principais linhas de trabalho:

  • Incorporação: Trabalhos de meditação são utilizados para facilitar incorporações;
  • Cirurgias Espirituais: Busca auxiliar os enfermos físicos através de cirurgias espirituais;
  • Passes com imposição das mãos: Meio tradicional sendo utilizado os preceitos do Kardecismo para a fundamentação dos trabalhos;
  • Cartomancia: O domínio do baralho de tarô é uma excelente forma de expandir a consciência, sendo recomendada a todos os médiuns da casa, mesmo aqueles em estágio inicial;
  • Búzios: Para os médiuns do Centro que optem por paralelamente realizarem todos os preceitos do Batuque (gaúcho) há o trabalho com búzios junto à assistência;
  • Curimba: Por ser essencial para as giras de Umbanda, há uma atenção especial para aqueles interessados em aprender a tocar Atabaque.

Os cursos e treinamentos, para os integrantes do Centro, são gratuitos, pagando-se apenas pelos materiais gastos (quando for o caso). Algumas linhas de trabalho levam um tempo considerável para dominar (ex: Tarô), mas o aprendizado é progressivo e sempre incentivado dentro do Centro. Enquanto novos integrantes ainda não dominam alguma técnica específica, em dias de sessão auxiliam como Cambonos.